Prime School Logo ISO 9001 Logo SGS Logo

Prime School: a escola portuguesa ao nível do Oxford College e do Institut Le Rosey

November 10, 2025 by
Prime School: a escola portuguesa ao nível do Oxford College e do Institut Le Rosey
Margarida Coelho

https://www.nit.pt/fora-de-casa/na-cidade/prime-school-a-escola-portuguesa-ao-nivel-do-oxford-college-e-do-institut-le-rosey

Visibilidade nem sempre é sinónimo de qualidade. Aliás, por vezes, a discrição é mesmo essencial para o sucesso de um negócio. O melhor exemplo disso é a Prime School, que nos últimos 20 anos construiu três campus em Portugal (Sintra, Lisboa e Estoril) e está a caminhos de outros tantos no estrangeiro (Gibraltar e, em breve, Valência e Argentina).

No entanto, os alunos que por lá passam — muitos deles vindos de famílias de grandes empresários, diplomatas e até figuras públicas do mundo artístico — conseguem, de facto, alcançar os seus sonhos académicos. Segundo os números oficiais da instituição, 96 por cento entram numa das 100 melhores universidades do mundo.

“A Prime nasceu da convicção de que Portugal podia criar um projeto educativo comparável às melhores escolas internacionais. O grupo inicial envolveu talentos de várias áreas: da Agência Espacial Europeia a economistas e gestores, mas também diplomatas e educadores internacionais. O objetivo era claro: formar cidadãos globais capazes de pensar criticamente, inovar e liderar com ética”, conta Carlos Cordeiro, economista e diretor do campus de Lisboa da Prime School International.

Aqui a educação começa logo aos três anos e vai até à entrada na universidade, seguindo o currículo de Cambridge. A partir dos 14 anos, os alunos podem manter-se no currículo de Cambridge ou optar por entrar num programa vocacional, os BTEC, com a orientação virada logo para uma de três áreas: negócio, desporto ou arte. Depois disso, os alunos podem ingressar no Prime College, onde têm a possibilidade de realizar os níveis HNC e HND, que são equivalentes aos dois primeiros anos universitários no Reino Unido.

Mas a definição deste caminho não é igual para todos, como acontece noutras escolas — mesmo nas mais prestigiadas. Cada aluno passa por um diagnóstico com ferramentas científicas. A Prime Cognitive Matrix avalia as competências cognitivas e raciocínio lógico, enquanto a Prime Literacy Insight faz uma análise de leitura, compreensão e expressão linguística. Já a Prime Learner Profile traça um mapa de atitudes, motivação e autoperceção escolar.  

“O Prime Methodology Program é o coração do nosso modelo educativo. Cada aluno tem um percurso personalizado, construído a partir da análise dos seus dados cognitivos, emocionais e motivacionais. É acompanhado por mentores e uma equipa psicopedagógica que o ajuda a crescer com equilíbrio”, acrescenta o diretor.

O padrão de elite acessível e certificado

As famílias podem ainda optar pela integração na escola no formato de internato, com o Prime Boarding. “Não é um alojamento, mas uma residência de formação integral, com mentoria 24 horas, psicologia aplicada, arte, desporto, cidadania e etiqueta internacional. Aqui, o aluno aprende a viver, a liderar e a respeitar”.

Oxford, Imperial College, IE Madrid, Harvard ou Cambridge são algumas das universidades internacionais nas quais a maioria dos alunos da Prime ingressa. Já em Portugal, alunos portugueses e estrangeiros da Prime School optam por locais como a Nova SBE, a Faculdade Medicina de Lisboa e a Faculdade de Engenharia do Porto. Este é o grande compromisso assumido pelo grupo que já investiu mais de 50 milhões de euros em educação nos últimos anos, através de uma equipa com mais de 250 colaboradores entre os vários campus. 

A criatividade é incentivada.

“A Prime é uma escola exclusiva, mas com um propósito claro: tornar a excelência educativa acessível sem perder o padrão de elite. Enquanto instituições como o Le Rosey, o Eton College ou o Collège du Léman praticam propinas que chegam a 120 mil euros anuais, a Prime mantém uma estrutura de excelência com 16 mil euros em regime diurno e 33 mil euros em boarding completo, oferecendo o mesmo nível de rigor e acompanhamento personalizado”.

A Prime é também a única escola portuguesa com certificação ISO 9001. Embora, para muitos portugueses, este possa parecer apenas um número, representando um dos “mais altos padrões de qualidade e transparência”. Afinal, trata-se da norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, sendo a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Os negócios que detêm esta certificação são consideradas “organizações que fornecem de forma consistente produtos e serviços que atendem às exigências dos clientes e a requisitos legais e regulamentares”.

Share this post: